Fique por dentro das novidades jurídicas, leia nossos artigos!
Tudo sobre Direito no novo site do Direito na Net!

OS MEMES E A VIRALIZAÇÃO NA INTERNET

 

Já foi publicado aqui no Direito na Net um artigo falando sobre memes e a proteção à imagem, mas, diante da quarentena existente por causa do coronavírus, as pessoas estão mais conectadas do que antes e muitos memes são criados neste momento.

 

A palavra meme foi escrita pela primeira vez pelo zoólogo Richard Dawkins no seu livro "The Selfish Gene" (O Gene Egoísta) em 1976, que assim como o gene, o meme é uma mensagem com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo. O termo vem de mimesis (do latim imitação) e por isto que o meme é considerado uma paródia, uma sátira de uma situação.

 

Muitos memes nascem da somatória de signifcados, como é o caso do meme “dançarinos com caixão” que em apenas 2 semanas já possui milhares de visualizações e adaptações e também dezenas de portais que escrevem sobre este meme.

 

A história do meme começa com uma reportagem da BBC que foi publicada pela BBC News Brasil em julho de 2017 entitulada “Os carregadores de caixão dançarinos que alegram funerais em Gana” (vide o vídeo abaixo) que nada tem a ver com a pandemia do Coronavírus e também mostra apenas uma diferença cultural em relação à morte.

 

 

Segundo o portal megacurioso.com, a criação do meme surgiu no fim de fevereiro de 2020 por meio do aplicativo TikTok. O usuário khvicha pegou um vídeo que mostra uma manobra extremamente arriscada de esqui na neve e no momento do possível acidente fatal emendou a cena dos condutores de caixão dançantes ao som da canção Astronomia, uma música eletrônica de 2010 do artista Tony Igy (veja o clipe original da música abaixo):

 

 

O usuário do Twitter @morreuounao se dedicou a compilar diversas dessas montagens em sua página. Os vídeos utilizados são, em sua maioria, momentos nos quais as pessoas estão sendo filmadas enquanto fazem algo questionável, como colocar a cabeça dentro da boca de um crocodilo ou fazer parkour no parapeito de um edifício muito alto.

 

Então, um vídeo de um grupo africanos que realiza funerais "mais animados" e inseridos com a música Astronomia, de Tony Igy (e outros remixes) fizeram com que muitas pessoas utilizassem esta montagem para brincar com situações que as pessoas poderiam ter ido à óbito. Veja o vídeo abaixo que é uma primeiras compilações destas situações:

 

 

Mesmo sendo em tom de brincadeira, como a maioria dos memes, é importante frisar que em momentos de crise, como esta da pandemia, isto pode ser mal interpretado, tendo em vista o grande número de famílias que estão perdendo entes queridos por causa da Covid19.

  

Mas é importante entendermos que a vitalização do meme acontece pois as pessoas viram graça no meme e também querem participar da brincadeira, sem prejuízo ou ligação com a pandemia do Coronavírus. Entretanto, bom senso é fundamental neste momento, além de saber da onde e de quem a imagem pertence, também é importante analisar o cenário que ela está inserida.