Fique por dentro das novidades jurídicas, leia nossos artigos!
Tudo sobre Direito no novo site do Direito na Net!

DIREITO DO MENOR SOB GUARDA PARA RECEBIMENTO DE PENSÃO POR MORTE

No dia 07 de junho de 2021, o STF terminou o julgamento das ADI 4878 e 5083 (Ação Direta de Inconstitucionalidade) onde questionavam a exclusão do menor sob guarda dos benefícios previdenciários equiparados a filhos.

O que aconteceu é que a Medida Provisória nº 1523/96 que foi convertida em Lei Federal nº 9528/97, havia revogado o §2º do artigo 16 da Lei nº 8213/91 em que dava o direito do menor sob guarda receber pensão por morte.

Além disso a própria Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma Previdenciária) havia mantido a exclusão do direito do menor sob guarda de receber pensão morte, somente mantendo-se o direito aos enteados e menores tutelados. 

Então, o Ministro Barroso desempatou com seu voto (6x5), garantindo-se assim, a constitucionalidade do artigo 16, §2º da Lei 8213/91, ou seja, o direito do menor sob guarda receber pensão por morte. 

O voto do relator, o Ministro Gilmar Mendes defendeu o direito da proteção integral das crianças e adolescentes com fundamento no Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como, o direito da guarda como direito assistencial.

Vitória da justiça social! Já estava sabendo? Comenta aqui o que achou dessa decisão! 

 

Por: Dra. Paola Asturiano Martins (Advogada especialista em Direito Previdenciário)